Pesquisar
Tópicos
  Login Inicio  ·  Tópicos  ·  Downloads  ·   ·  Enviar Notícias  ·  Top 10  
 Menu
· Início
· Downloads
· Enquete
· Enviar Notícias
· Estatística
· Fale conosco
· Forum
· Histórias Arquivadas
· Links
· Nos Recomende
· Pesquisar
· Pré-Inscrição - Cursos
· Reserva - Apostila
· Seções
· Sua Conta
· Top 10
· Tópicos
· WebChat

 Top Downloads
· 1: Lista de Exercícios de Matemática
· 2: Lista de Exercícios de Física
· 3: CDB - Lista de Exercício de Eletricidade
· 4: Apostila
· 5: Exercícios resolvidos para o ENEM !
· 6: Lista de Exercícios 01
· 7: Lista de Exercícios 4 Bimestre
· 8: Prova do Colégio Dom Bosco
· 9: Prova da Segunda Etapa da Área de Exatas - MANHÃ - UFMS Inverno 2002
· 10: Prova de Conhecimentos Gerais - Inverno 2002

 Top10 Links
· 1: Colégio Dom Bosco
· 2: Show da Lua
· 3: Colégio Latino Americano
· 4: 3º ano H do Colégio Dom Bosco
· 5: Web Site - Professor Heron
· 6: Bandas de Garagem - OHNESTERN
· 7: terceiro B
· 8: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
· 9: 3º C do Colégio Dom Bosco
· 10: Kraftwerk

Saiba como viveu Albert Einstein - O maior físico teórico do século XX
Enviado por 25 de julho às 18:58:31 BRT, quinta por prof-leonardo1
Albet Einstein
Einstein nasceu em 1879, em Ulm, e viveu num ambiente escolar bastante repressivo na Alemanha do final do século XIX. Isso talvez tenha gerado um espírito avesso à autoridade. Ele sempre se rebelou contra o autoritarismo do ensino alemão, tornando-se um autodidata.


Aos 17 anos, Einstein muda-se para Zurique e vai estudar na escola politécnica, conhecida por ETH(Eidgenossische Technische Hochschule, Instituto Federal de Tecnologia). A maior parte das disciplinas não o interessavam, pois não tratavam das descobertas mais recentes da física.

A passagem de Einstein por Zurique no final do século XIX influenciou bastante sua forma de encarar o mundo, pois a cidade, nessa época, tinha um ambiente cultural extremamente efervescente, abrigando pessoas que no século XX iriam liderar movimentos revolucionários na Europa: marxistas, anarquistas, etc. Zurique foi palco, portanto, de muitas discussões acaloradas, não havendo espaço para o conformismo. Nesse período também viviam lá, entre outros, Rosa Luxemburgo e Lênin (veja que interessante: três pessoas de grande importância para o século XX morando na mesma cidade, no mesmo ambiente cultural!).

O aspecto revolucionário do ambiente cultural em que Einstein viveu talvez nos ajude a compreender por que ele deu o passo que outros cientistas – como Lorentz e Poincaré, que estavam tão pertos da formulação da Teoria da Relatividade – não conseguiram.

Einstein se formou em 1900 e, em razão de sua postura independente na época de estudante, teve grande dificuldade para conseguir emprego como assistente de professores e cientistas. O primeiro emprego que teve, conseguido no final de 1901, foi no instituto de patentes da Suíça, em Berna, como perito técnico de terceira classe. Durante todo o tempo em que trabalhou em Berna, Einstein continuou desenvolvendo seus estudos sobre a Física. Grande era seu isolamento em relação à comunidade científica mundial, não tendo acesso a muitas publicações internacionais nem a encontros científicos.

Apesar deste isolamento, em 1905 Einstein publicou seu primeiro artigo sobre a Teoria da Relatividade. Em 1907, atendendo a pedido de um editor, que solicitava um comentário sobre as críticas ao seu artigo de 1905, Einstein responde afirmando que seu isolamento da comunidade científica da época o fez conhecer muito pouco do que estava sendo publicado sobre sua teoria.

“Devo frisar que, infelizmente, não estou em posição de me orientar sobre tudo que foi publicado nesse domínio, porque a biblioteca está fechada durante o meu tempo livre. Para além dos meus próprios artigos, conheço um de Lorentz (1904), um de Cohn, um de Mosengeil e dois de Planck. Ficar-lhe-ia muito grato se pudesse indicar-me mais publicações relevantes, caso as conheça.”

O domínio a que Einstein se refere é a própria Teoria da Relatividade, que ele havia formulado havia dois anos. Até 1908, ele permaneceu trabalhando no Instituto de Patentes de Berni. Só em 1909 é que conseguiu seu primeiro emprego como professor associado de física teórica da Universidade de Zurique.

O isolamento de Einstein, associado a seu espírito revolucionário, parece ter mais beneficiado do que prejudicado o desenvolvimento de suas idéias. É interessante ressaltar que, durante sua permanência em berna, ele fundou juntamente com dois amigos – Conrad Habicht e Maurice Solovine – a Acadamia Olympia, um espaço onde os três discutiam filosofia, física e outros assuntos. Ali Einstein podia elaborar suas teorias, pois tinha com quem discutir livremente suas idéias.

Será que apenas um espírito genial seria capaz de resolver os problemas levantados até aqui?

Na realidade, não se trata exatamente de discutir a genialidade Einstein, mas de percebermos que tanto seu ambiente cultural quanto seu relativo isolamento da comunidade científica da época o beneficiara. Seu brilhantismo é inegável, porém, antes de tudo, ele foi um pensador que, vivendo um momento de crise no seu campo de conhecimento, enxergou a natureza de outra forma, propondo uma nova maneira de interpretá-la, sem medo de errar.

Fonte: Einstein e o Universo Relativístico, de José Cláudio Reis, Andréia Guerra, Marco Braga e Jairo Freitas.

 
 Links Relacionados
· Mais Sobre Albet Einstein
· Notícias por prof-leonardo1


As histórias mais lidas sobre Albet Einstein:
Saiba como viveu Albert Einstein - O maior físico teórico do século XX


 Pontuação do Artigo
Média de pontos: 3.72
Votos: 85


Por favor, de um segundinho e vote neste artigo:

Ruim
Regular
Bom
Muito Bom
Excelente



 Opções

Imprimir  Imprimir

Envie esta história a um amigo  Envie esta história a um amigo

"Login" | Login/Criar uma Conta | 0 comentários
Começo
Os comentários são propriedade de quem os escreveu. Nós não somos responsáveis por seu conteúdo.
Início  ·  Tópicos  ·  Downloads  ·  Sua Conta  ·  Enviar Notícias  ·  Top 10



Web site Engine's code is Copyright © 2002 by PHP-Nuke. All Rights Reserved. PHP-Nuke is Free Software released under the GNU/GPL license.