Pesquisar
Tópicos
  Login Inicio  ·  Tópicos  ·  Downloads  ·   ·  Enviar Notícias  ·  Top 10  
 Menu
· Início
· Downloads
· Enquete
· Enviar Notícias
· Estatística
· Fale conosco
· Forum
· Histórias Arquivadas
· Links
· Nos Recomende
· Pesquisar
· Pré-Inscrição - Cursos
· Reserva - Apostila
· Seções
· Sua Conta
· Top 10
· Tópicos
· WebChat

 Top Downloads
· 1: Lista de Exercícios de Matemática
· 2: Lista de Exercícios de Física
· 3: CDB - Lista de Exercício de Eletricidade
· 4: Apostila
· 5: Exercícios resolvidos para o ENEM !
· 6: Lista de Exercícios 01
· 7: Lista de Exercícios 4 Bimestre
· 8: Prova do Colégio Dom Bosco
· 9: Prova da Segunda Etapa da Área de Exatas - MANHÃ - UFMS Inverno 2002
· 10: Prova de Conhecimentos Gerais - Inverno 2002

 Top10 Links
· 1: Colégio Dom Bosco
· 2: Show da Lua
· 3: Colégio Latino Americano
· 4: 3º ano H do Colégio Dom Bosco
· 5: Web Site - Professor Heron
· 6: Bandas de Garagem - OHNESTERN
· 7: terceiro B
· 8: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
· 9: 3º C do Colégio Dom Bosco
· 10: Kraftwerk

Deus disse: Faça-se Newton
Enviado por 19 de julho às 17:48:44 BRT, sexta por prof-leonardo1
Isaac Newton
Antes mesmo de nascer, Newton ficou órfão de pai. Devido ao segundo casamento de sua mãe, seus avós maternos o criaram, o que pode ter sido determinante para a sua carreira. Seu pai, cuja família não valorizava a educação escolar, era analfabeto. A família de sua mãe, entretanto, considerava positiva a educação escolar. Além desse fator, a proximidade de seu tio William Ayscough foi muito importante para seu futuro, já que este, por ter sido ordenado no clero da Igreja Anglicana, tinha uma excelente instrução.


Aos 18 anos, Newton foi enviado à Universidade de Cambridge. Apesar de sua família não ser pobre, ele, como muitos outros estudantes, prestou na universidade serviços a colegas e a seu tutor.

Naquela época os estudantes das universidades tinham tutores, que os orientavam sobre o que deviam estudar e sobre as obras que deviam ler.

Como era comum na época, Newton não estudara matemática no liceu (o liceu equivale a nossa escola secundária). Veja só, ele não teve que se preocupar, como você, com as provas de matemática na escola. Mas não pense que para Newton isso foi bom. Na universidade, ele precisou estudar muito para suprir sua deficiência em matemática. Graças à disciplina rigorosa com que tinha sido educado na sua antiga escola, conseguiu sem grandes problemas superar essa deficiência, tornando-se um grande físico e matemático. Em 1665, aos seus 23 anos, Isaac Newton completou seus estudos na Universidade.

E tudo foi LUZ


Isaac Newton escreveu duas grandes obras: Philosophiae naturalis principia mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural) em 1687 e Opticks (Óptica) em 1704. Essas duas obras diferenciam-se não só pelos conteúdos estudados, como também pela forma de abordagem. Nos Principia, Newton procurou estudar o movimento dos corpos celestes e terrestres. Em Opticks, os objetos de estudo foram, como o próprio nome indica, os fenômenos ópticos e a natureza da luz. Os Principia possuem uma estrutura com forte base matemática, com princípios teóricos, leis, etc. Já em Opticks, Newton privilegiou a abordagem experimental.

Esses dois livros formam uma obra muito ampla. Nos Principia, Newton apresenta a base da mecânica clássica, e muito daquilo que é exposto ali serve à compreensão dos conceitos apresentados em Opticks.

A obra Philosophie naturalis principia mathematica foi dividida em três livros. O livro III merece atenção especial. Nele, Newton aplicou os estudos desenvolvidos nos livros I e II sobre a relação entre forças e movimentos, para o caso dos corpos celestes.

Antes de iniciar a discussão sobre os movimentos dos planetas, satélites, etc., ele apresentou um conjunto de considerações a respeito de como deve se desenvolver o trabalho científico. Esse conjunto de considerações recebeu o nome de “Regras de Raciocínio e, Filosofia”.

Veja! O nome “Regras de raciocínio em filosofia” tem um significado. As regras de um jogo são os passos que os jogadores devem obedecer ao longo do jogo para que a partida tenha sucesso. Algo parecido ocorre aqui. As “Regras de raciocínio em filosofia” devem ser seguidas por aqueles que fazem ciência. Para Newton, se elas fossem obedecidas, os cientistas teriam sempre sucesso em seu trabalho.

Essas regras mostram a visão de Newton a respeito da natureza e da ciência. Elas são tão importantes quanto as três leis de Newton sobre o movimento, que estudamos nos cursos de física no ensino médio.

As três leis de Newton


As três leis sobre o movimento foram apresentadas na parte dos Principia intitulada “Axiomas ou Leis do Movimento”.

Nem todas as considerações dessa parte do Principia são estudos inéditos de Newton. Por exemplo, Galileu Galilei já havia estudado o que hoje conhecemos por Lei da Inércia ou Primeira Lei de Newton.

Primeira Lei: Toda partícula continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, quando a força resultante sobre ela for igual a zero.

Segunda Lei: A força resultante sobre uma partícula é proporcional a sua aceleração e tem a mesma direção dessa.

Terceira Lei: Todo corpo, ao agir sobre outro, recebe deste último uma reação de mesma direção e valor, porém em sentido oposto.

Do Livro "Newton, oTriunfo do Mecanicismo" :: Escrito por Marco Braga, Jairo Freitas, Andréia Guerra e José Cláudio Reis :: Editora Atual


 
 Links Relacionados
· Mais Sobre Isaac Newton
· Notícias por prof-leonardo1


As histórias mais lidas sobre Isaac Newton:
Deus disse: Faça-se Newton


 Pontuação do Artigo
Média de pontos: 3.91
Votos: 36


Por favor, de um segundinho e vote neste artigo:

Ruim
Regular
Bom
Muito Bom
Excelente



 Opções

Imprimir  Imprimir

Envie esta história a um amigo  Envie esta história a um amigo

"Login" | Login/Criar uma Conta | 0 comentários
Começo
Os comentários são propriedade de quem os escreveu. Nós não somos responsáveis por seu conteúdo.
Início  ·  Tópicos  ·  Downloads  ·  Sua Conta  ·  Enviar Notícias  ·  Top 10



Web site Engine's code is Copyright © 2002 by PHP-Nuke. All Rights Reserved. PHP-Nuke is Free Software released under the GNU/GPL license.